Projeto de iluminação
3 de julho de 2017

Escolhendo a caixa d’água

Na hora de comprar uma caixa d’água, quais fatores devem ser considerados para a escolha do tamanho?

O mais recomendado é escolher a caixa d’agua com o tamanho suficiente para suprir os dias de falta de água, falando assim, obviamente deveria ser uma caixa d’agua grande, dependendo da forma de utilização, quantos usuários,  neste caso, precisaríamos saber se há estrutura para suportar tal peso. Se for uma reforma, um arquiteto ou engenheiro deverá ser consultado. Caso, a casa ainda está em projeto, obrigatoriamente deverá constar nele o tamanho da caixa que será usada, sendo assim a estrutura será calculada pra isso. Segundo as normas dos órgãos responsáveis, os reservatórios dever ser suficientes para suprir 24h de consumo normal em um edifício (calcular quantidade de apartamentos e moradores) e 500l para residências pequenas.

Qual o consumo médio de água por pessoa? O consumo por morador varia entre residências e apartamentos?

O consumo por pessoa torna-se relativo devido à consciência de cada morador e se moram em casas ou apartamentos. Baseamos em torno de 150 litros por pessoa/dia morando em residências. Entretanto, o calculo que usamos seria que uma caixa armazenaria água por dois dias, sendo assim segue exemplo.

2 pessoas x 150 litros x 2 dias = 600 litros, neste caso o ideal é optarmos para uma caixa de 1000 litros e nos garantir por mais tempo caso falte água.

Então geralmente em casas consideramos 150 litros por pessoa/dia.

Em apartamento, consideramos 200 litros por pessoa/dia. Devido à elevada pressão, o uso da água é aumentado. O calculo é o mesmo.

Quantos dias de abastecimento a caixa deve suprir?

Acredito que não temos como calcular, pois não sabemos se faltar água, por quanto tempo ficaríamos sem, o melhor é evitar o desperdício e usar com consciência.

Estamos diante de uma crise hídrica, mesmo com temporadas de chuvas vimos que não foi suficiente para manter os níveis dos nossos reservatórios. Você terá mais água se além de ter um reservatório maior que o padrão, saber usar! Mas lembre-se que tudo deverá ser calculado por um profissional competente.

Em bairros que sofram com desabastecimento com frequência, é interessante optar por caixas d’água que possibilitem um período maior a ser suprido?

Sim, sem dúvidas, porém lembramos que toda a estrutura deverá ser periciada caso seja uma reforma.

Em caso de construção, optem por caixas maiores e usem sem exageros!

Aumentando o tamanho, o morador deve ficar atento à estrutura da casa para aguentar o peso da caixa d’água?

Sim, sem sombras de dúvidas, é extremamente importante saber se é possível a estrutura suportar qualquer tipo de cargas, sejam elas móveis ou fixas no caso da caixa d’agua.